Bora falar de estradas?

 A BR 101 e BR 116 cortam o Nordeste, mas se seu foco for o litoral, então sua estrada principal será a BR101.
    
     Esta BR começa no Estado do Rio Grande do Norte, em Touros, bem na esquina do Brasil. E já que estou falando em BR101, vou falar de Touros-RN até o sul da Bahia. Em futuras matérias, vou explorar subindo o norte, pelos Estados do Ceará, Maranhão e Piauí. Aguardem!
    Bora viajar comigo?
 

Rio Grande do Norte

Saindo do marco zero que fica em Touros at√© Natal, ela se encontra em boas condi√ß√Ķes. Pista sentido duplo e trechos com radar.
Saindo de Natal até a divisa com a Paraíba ela está boa. Pista duplicada e vários trechos com radar, principalmente nos semáforos que cortam cidades.
Pedágio: Nenhum. 
Quilometragem dentro do Estado pela BR101: 187km
 

Paraíba

Da divisa com Rio Grande do Norte at√© a divisa com Pernambuco a estrada est√° em boas condi√ß√Ķes e alguns trechos com radares. Pista toda duplicada.
Ped√°gio: Nenhum.
Quilometragem dentro do Estado pela BR101: 132km
 

Pernambuco

Pista boa da divisa com a Para√≠ba at√© a cidade de Abreu e Lima. Obras e muito tr√Ęnsito entre Recife at√© Jaboat√£o do Guararapes, j√° chegando em Cabo. De Cabo at√© a divisa com Alagoas, estrada segue boa, com muitas curvas e toda duplicada.
Ped√°gio: Nenhum.
Quilometragem dentro do Estado pela BR101: Aproximadamente 220km
 
DICA DE ROTA ALTERNATIVA:¬†Se seu destino for o litoral Alagoano, eu indico ao sair da cidade de Abreu e Lima seguir por Paulista/Recife/Jaboat√£o/ Cabo de Santo Agostinho at√© pegar a Via Expressa (Cabo de Santo Agostinho e via expressa com ped√°gios), sentido a PE060. √ďtimo trecho tamb√©m caso seu destino seja Porto de Galinhas (placa indicar√° o acesso) e Praia dos Carneiros tamb√©m na PE060. Vale ressaltar que a PE060 √© pista sentido duplo e devido a muitos canaviais, existem muito tr√°fego de treminh√Ķes (carreta carregando cana) e acaba deixando o transito mais lento. Mas vale a pena. Se voc√™ for igual a mim, vai querer parar em todas as praias rsrs.

Alagoas

Pista segue duplicada até um certo trecho. Já outros, a pista vira sentido duplo e falta sinalização suficiente, pois a um tráfego muito grande de carretas. Então a dica é: evite trafegar no período da noite, caso não conheça bem a estrada. Do acesso a Maceió até a divisa com Sergipe, segue do mesmo jeito. Trechos duplicados e trechos com pista sentido duplo. 
 
Ped√°gio: Nenhum
Quilometragem dentro do Estado pela BR101: Aproximadamente 250km
 
 

Sergipe 

¬†¬† Pista com obras de duplica√ß√£o tamb√©m. E na divisa de Alagoas com Sergipe, voc√™ poder√° contemplar a beleza do Rio S√£o Francisco. J√° em Sergipe, as margens da BR101 na cidade de Propri√°, tem restaurantes e voc√™ pode almo√ßar um peixinho do rio. Se seu destino for o litoral norte da Bahia ou Salvador, indico que entre na capital Aracaju e siga pela Linha Verde. Menos tr√Ęnsito de caminh√Ķes, f√°cil acesso as praias da regi√£o e a oportunidade de fazer amizade de inf√Ęncia passando pelas cidades.¬†
ATEN√á√ÉO: Caso resolva ir pela Linha Verde, abaste√ßa seu ve√≠culo primeiro, pois s√£o quil√īmetros e quil√īmetros sem posto de gasolina.
 
Ped√°gio: Nenhum.
Quilometragem dentro do Estado pela BR101: Aproximadamente 205km 
 

Bahia 

 
O maior Estado do Nordeste tem o mínimo de estrada duplicada. Mas a boa notícia é que é possível ver obras para duplicação em andamento. E foi no Estado da Bahia que mais vi a presença da Polícia Rodoviária Federal em pontos estratégicos para flagrar motorista infratores. E a Bahia é aquele Estado que tu anda, anda, anda e parece que não vai sair de lá nunca rsrs. Mas também a recompensa é grande, pois tu terá acessos a praias maravilhosas!
 
Ped√°gio: Nenhum
Quilometragem dentro do Estado pela BR101: Aproximadamente 955 km
 
E aí, já ficou com vontade de viajar de carro pelo Nordeste? Segura aí porque vem dicas de praias de cada Estado.
Xero!!!
 
N√£o use celular enquanto dirige.
E se beber n√£o dirija.

Deixe seu coment√°rio!